3.09.2007

MITOLOGIAS PAMPEANAS

Museu da Baronesa e Instituto João Simões Lopes Neto convidam para a conferência


MITOLOGIAS PAMPEANAS

Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos (USP)

15 DE MARÇO DE 2007 – 18h


LENDAS, MITOS, CONTOS E CANTOS DO RIO GRANDE DO SUL
Marcos Ferreira, emérito professor de Mitologias Comparadas da Universidade de São Paulo e conferencista visitante em várias universidades internacionais, está em Pelotas para proferir uma palestra, resgatando nossas lendas ancestrais e interpretando o conteúdo simbólico e sagrado de nossas histórias.

Ele vai tratar das Mitologias Pampeanas, ressaltando a importância do feminino nelas contidas como ocorre nos casos, entre outros, da Teniaguá e de Ana Terra e suas ancestrais relações com a terra, a água, o fogo, o vento e o pampa.

*** **** *** **** *** **** *** **** ***
Mitologias Pampeanas

Com base num estilo mitohermenêutico, pretende-se apresentar ao público as características principais das mitologias pampeanas de matriz ameríndia e de matriz afro-descendente. Neste sentido, ressaltar uma concepção de mito e de ancestralidade que auxilie na constituição de nosso processo identitário frente às interferências de matrizes européias.

Entre a “casa que habitamos” e “a casa que em nós habita”, há sempre um “mestre” (no sentido ancestral do termo) que nos apresenta as várias possibilidades de ser, numa “apresentação do mundo”: Reconstituição de nossa própria paisagem cultural e assunção de nossa jornada interpretativa como pessoas.

Desta forma, assumem papéis importantíssimos as noções de ancestralidade, a dimensão sagrada da vida, a palavra como potência, o canto como forma de iniciação, a dança circular como recriação do cosmos, o comunal-naturalismo como forma social de organização e sensibilidade e o anarco-humanismo como exercício de autonomia.


Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos
· Livre-docente em Cultura & Educação – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) –
www.fe.usp.br;
· Coordenador do CICE – Centro de Estudos do Imaginário, Cultura e Educação (USP/ CRI/France) e do Lab_Arte – Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura (FE-USP);
· Professor de Mitologia Comparada;
· Professor visitante de Mitohermenêutica nas Universidad de Deusto (Bilbao), Universidad Complutense de Madrid, Universität Ramón Llull (Barcelona
· Conferencista das Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) e Sociedad Española de Psicología Analítica (SEPA).
· Autor de: “Crepusculário: ensaios sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi” (São Paulo, Editora Zouk, 2a. ed., 2005). “Imagens de Cuba” (São Paulo, Editora Zouk, 2002) e “Tessituras do Imaginário: cultura & educação” (Cuiabá, EdUnic/CICE, 2000).

Local: Instituto João Simões Lopes Neto – R. D. Pedro II, 810
Ingressos: R$ 10,00 (renda revertida para o Museu da Baronesa)
Apoio: Conservatório de Música da UFPel

Nenhum comentário: