10.27.2007

Seminário 100 anos do jornal A alvorada

Período: 29 de outubro a 01 de novembro
Local: Instituto João Simões Lopes Neto – Auditório
Endereço: Rua Dom Pedro II, 810
Horário: 20h

Palestrantes:


- Beatriz Ana Loner – Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, é professora do mestrado em Ciências Sociais e coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel.

-Eliane Nunes
Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (1993) , especialização em Artes- Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (1997) , especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) . Atualmente é Professor assistente da Universidade Federal de Pelotas. Atuando principalmente nos seguintes temas: arte afro-brasileira, História da arte. E vem realizando seu doutorado em História na Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil com a tese sob o título: Historiografia da arte afro-brasileira.

- Caiuá Al-Alam – possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas e mestrado em História pela UNISINOS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, museu, história, educação patrimonial, escravidão e Pelotas.

- Evangelia Aravanis – Possui Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora de História do Brasil do Curso de História da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA – Canoas).

- Liane Muller – Possui Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da rede municipal e estadual de ensino em Gravataí


Programação:

29/10 - Beatriz Ana Loner: A Alvorada: negros, operários e resistências.

30/10 - Evangelia Aravanis: A Educação como Patrimônio Cultural do operariado gaúcho da 1ª. República.

31/10 - Liane Muller: Estratégias passadas e atuais no combate dos negros ao preconceito e à discriminação social.
- Caiuá Al-Alam: Os populares de Pelotas no século XIX.

01/11 –Eliane Nunes: Uma historiografia da arte afrobrasileira


Demais atividades do IJSLN na feira do livro:

02/11 Palestra:
Isa Ferraz: A experiência na concepção de uma casa de guarda da memória da língua portuguesa.
Exibição do documentário “Matriz Lusa” da série Povo Brasileiro.
Direção e concepção: Isa Ferraz
Horário: 20hs
Local: Instituto João Simões Lopes Neto

Isa Ferraz
O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, é o único do gênero no mundo. Seu inusitado conteúdo se deve à socióloga Isa Grispum Ferraz. Ela coordenou 30 especialistas para montar um retrato vivo do nosso idioma. Aos 48 anos, a pernambucana, criada em São Paulo, havia realizado vários trabalhos na área de imagem, entre eles a série de documentários O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. Isa realizou ainda, para a Unesco, o projeto multimídia Gênesis com as fotos de Sebastião Salgado e também colaborou com a arquiteta Lina Bo Bardi, tema de um de seus vídeos premiados.

06/11 e 08/11: Encerramento da oficina de criação Atelier do ator (com apresentação de exercícios cênicos).

Os oficinandos do IJSLN apresentarão nesta oportunidade seus trabalhos a partir da perspectiva do ator criador e mostrarão os resultados dos exercícios baseados em ações
físicas e a busca de um diálogo com a obra do Autor buscando uma nova obra com base no extra-cotidiano.
Ministrante e Coordenador: Igor Simões
Horário: 20 h
Local: IJSLN

12/11 e 14/11: Encerramento do projeto João Simões Lopes Neto vai à escola, com o curso de formação de educadores “Como e Por que Ler João Simões Lopes Neto na sala de Aula”.
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: IJSLN

13/11: Lançamento do livro “Garimpando no Mundo das Trezentas Onças”, do escritor Mário Mattos;
Horário: 18:h
Local: Praça Cel. Pedro Osório

13/11 - Palestra Luis Borges: Panorama da história literária de Pelotas no Século XIX.
Horário: 20h
Local: IJSLN

14/11 - Palestra Mário Mattos: Garimpando no Mundo das trezentas onças.
Horário: 20h
Local: IJSLN

As ações são uma iniciativa do Instituto João Simões Lopes Neto, com patrocínio da Copesul através da Lei de incentivo à cultura e da Canguru Embalagens .
O apoio Cultural é da Secretaria Municipal de Cultura, Dart/Prec/ Ufpel e Viacabo TV.
Com produção da Ato produção cultural e Mãos à obra
Coordenação: Igor Simões e Lúcio Alves

Nenhum comentário: