10.26.2010

38ª Feira do Livro de Pelotas - Sessão Autógrafo


DIA 30/10/2010
19H
38ª Feira do Livro de Pelotas
Sessão de Autógrafos


Livro do registro fotográfico e histórico do legado português em Pelotas.


       O livro foi realizado pelas autoras Rejane Botelho, brasileira e Ana Margarida Portela, portuguesa.
      A obra “Fotos contam uma história de Portugal em Pelotas” contém 178 páginas ilustradas por uma centena de fotos de painéis de azulejos, arte sacra, ornamentos cerâmicos, caixilhos, gradeados, dentre outras, dos séculos XIX e XX. Como novidade no livro encontram-se as explicações sobre as peças e pelo mesmo ter sido realizado transoceanicamente, mostrando um tempo distante, por meios atuais de comunicação, o e-mail. O livro tem como principal apoiador a Editora e Gráfica da Universidade Federal de Pelotas que sem a qual não estaríamos mostrando a nossa arquitetura não apenas para os pelotenses, como para o Brasil e Portugal. Em um primeiro momento foi apresentado para comunidade luso-brasileira em 21 de abril do corrente ano e hoje para toda comunidade através da 38ª Feira do Livro de Pelotas.
      O livro encontra-se a venda na Banca da PREC - Editora e Gráfica da Universidade Federal de Pelotas. 
     
A trajetória – autoras
de Rejane Botelho
Nascida em Pelotas no ano de 1961, formação técnico contábil, trabalha como fotógrafa publicitária com editoração e criação na prestação de serviços. Já realizou trabalhos para Diário Popular, ZH e diversas empresas da cidade.
Com a arte da pintura e da fotografia realiza diversas exposições. Na literatura, dedica-se a fotografia e à pesquisa histórica de sua cidade. Publica em 2008 postais fotográficos de Pelotas, 2009 - livro “Detalhes de uma Princesa” e 2010 - Catálogo Fotográfico da cidade de Rio Grande e o livro “Fotos contam uma história de Portugal em Pelotas”.

de Ana Margarida Portela
Doutora em História da Arte pela Universidade do Porto, é autora de vários trabalhos de Arte Portuguesa do Romantismo, em especial sobre ornamentação cerâmica aplicada a arquitetura, neste livro foi coadjuvada por Francisco Queiroz, também historiador de arte e especialista em arquitetura portuguesa do século XIX.



Pelotas, 09/10/2010
Rejane Botelho
(53) 9105 1159
Ana Margaria Portela
http://www.queirozportela.com/perfilana.htm

Nenhum comentário: