5.08.2009

NINGUÉM ESTÁ COMPLETAMENTE TREINADO

Muitas vezes escuto a frase: “...minha equipe já está treinada!”.
Esta afirmação deveria ser PROIBIDA e ELIMINADA da cartilha das empresas.
Ninguém, em tempo algum, está completamente treinado.
A falta de reciclagem e de treinamento continuado é uma das grandes causas
de importantes não-conformidades nos processos das organizações.
As pessoas mudam o valor que emprestam às tarefas, esquecem determinados detalhes com o passar do tempo
e simplesmente abandonam alguns cuidados que antes dispensavam às suas atividades.
Sem reciclagem e treinamento continuado, erros que pareciam eliminados voltam a acontecer.
Processos que eram excelentes tornam-se apenas regulares.
Tudo isto significa perda de dinheiro nas mais variadas formas. O que fazer para evitar este quadro?
A resposta é aparentemente simples: instituir processos de reciclagem e treinamento continuado.
Algo como é a missa. Costumo brincar com meus clientes dizendo que durante a semana
os fiéis vão se afastando dos preceitos religiosos e, no domingo, a missa é a oportunidade da calibração.
Todos são devidamente calibrados e reconduzidos ao prumo pelo padre.
Parece brincadeira, mas, no fundo, não é.
Uma instituição como a Igreja Católica, com mais de 2000 anos, tem muito a ensinar para as empresas.
A reciclagem e o treinamento continuado é uma das melhores práticas da Igreja
que deveria ser muito bem observada e adaptada pelas organizações.
Ensinar continuamente o mesmo padrão, as mesmas técnicas e os mesmos conceitos para os funcionários
parece ser algo maçante e desnecessário, mas não é.
Sugiro que os gestores confrontem, nestas reciclagens, o padrão e as técnicas que todos
“já sabem de cor” com a lista de não-conformidades que a área pratica.
Se todos já sabem, como podem ocorrer as falhas?
O padrão deixou de ser cumprido? Onde? Por que? Falta treinamento para alguém?
Ou houve mudanças no processo e o padrão está desatualizado?
Ou algum operador não tem perfil para aquela tarefa?
Houve mudanças nas preferências do cliente?
O fornecedor transformou seu processo e está afetando nosso processo?
Estas são perguntas obrigatórias em uma reciclagem.
A mensagem que passamos em um treinamento nunca está definitivamente consolidada e absorvida.
A reciclagem e o treinamento continuado são métodos preventivos para as falhas que vêm com a acomodação do tempo.
Experimentá-las e instituí-las é obrigação de gestores desenvolvidos.
(Autor: Paulo Ricardo Mubarack)

Nenhum comentário: