8.02.2009

OFICINA
O CONTO: MODOS DE CONTAR



A escrita do conto, segundo alguns escritores, é uma das mais difíceis, se encararmos esta forma literária como um pequeno universo que deve conter uma alta e concentrada carga expressiva. Edgar Poe, um dos pioneiros de uma teoria do conto, discernia essa carga como resultado de um efeito rigorosamente calculado, cujas “regras”, seguidas com eficácia, legaram ao mundo obras-primas como “O ímpio” (“The imp of the perverse”) ou “O gato preto” (“The black cat”). Mas o certo é que as regras do conto, descobertas por outros mestres, não devem derivar em uma prisão do estilo. Precisam, antes de tudo, servir de fonte de estudo e análise crítica, por meio das quais os novos contistas constituirão sua “gramática do conto”. O objetivo do curso “O conto: modos de contar” parte assim de uma leitura detalhada de diversos contistas de diferentes épocas, buscando as chaves para compreensão de sua escrita. Da obra-prima do austríaco Hugo von Hofmanstahl, “A carta de Lord Chandos”, texto-chave para contistas que buscam a tradução do indizível, passando pelos relatos de horror das histórias de vampiros ou os exercícios de “magia” do uruguaio Fesliberto Hernández, dar-se-á fundamental atenção às possibilidades técnicas apontadas por esses autores. Ao mesmo tempo, durante este período, os alunos realizarão seus próprios contos, que serão discutidos em profundidade.

O professor, Leonardo Vieira de Almeida, é escritor, tradutor, Mestre em Literatura Brasileira (UERJ) e Doutorando em Estudos de Literatura Brasileira (PUC-Rio). Atualmente pesquisa a problematização do espaço sertão, com destaque para o romance de João Guimarães Rosa, "Grande Sertão: Veredas", e sua relação com a problemática do conto como carta de maioridade da Literatura na América. Autor do livro de contos Os que estão aí (Ibis Libris, 2002), e de contos publicados no suplemento literário Rascunho, do Jornal do Estado do Paraná, nos jornais Panorama e Terceiro Milênio, e nos sites literários Paralelos, Bestiário, Cronópios, Germina, Confraria do Vento e pequena morte. Co-autor do livro À roda de Machado de Assis: ficção, crônica e crítica (Editora Argos, 2006). Em dezembro de 2008 lançou a primeira antologia de contistas, “O outro lado do sol” (Ibis Libris), resultado de um trabalho de três anos como professor de oficinas.
Serviço: Os encontros, via Internet, serão sempre às segundas-feiras Duração: 17 de agosto a 21 de dezembro de 2009. Mais informações pelos telefones (21) 8257-5443/ (21) 3872-1878. Mensalidade: R$ 150,00 (a apostila, R$ 70,00, será cobrada a parte e enviada por SEDEX).

Endereço de meu currículo:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4711371U5

Minha página na internet:
http://blog-br.com/contandocontos/
Programa do curso

O conto austríaco no século XX
A carta de Lord Chandos - Hugo von Hofmanstahl
Trinta anos - Ingeborg Bachmann
Breve romance de sonho - Arthur Schnitzler
Xadrez - Stefan Zweig

Contos de vampiros
Carmila - Joseph Sheridan le Fanu
A família Vourdalak - Alexei Tolstói
A morta apaixonada – Théophile Gautier
O vampiro de Curitiba - Dalton Trevisan

Surrealismo e magia latino-americana
O cavalo perdido - Felisberto Hernández
Uma mulher amestrada - Juan José Arreola
Utopia de um homem que está cansado - Jorge Luís Borges
Mistério em São Cristóvão - Clarice Lispector

Contos e prosopopéias
A construção - Franz Kafka
Lapin e Lapinova - Virginia Woolf
Jardins e riachinhos - Guimarães Rosa
Encerramento
O curso só terá início com um mínimo de 05 alunos.

Nenhum comentário: